Powered by Smartsupp

HISTÓRIA DA FÁBRICA

Paton é um dos principais fabricantes ucranianos de equipamentos e materiais de soldadura e ocupa uma posição de destaque entre os produtores deste setor na Europa de Leste.

A fábrica fabrica atualmente mais de 60 modelos de equipamentos de soldadura, em áreas como:

  • Máquinas de soldar (de 150A a 630A);
  • Máquinas de soldar semi-automáticas (de 160A a 630A);
  • Inversores para soldadura TIG com arco de árgon (de 200A a 315A);
  • Equipamentos de corte por plasma (de 40A a 100A);
  • Inversores digitais multifuncionais (de 250A a 350A).

A fábrica possui o seu próprio centro de desenvolvimento tecnológico e instalações de produção equipadas com máquinas de alta precisão, permitindo criar e produzir desde o zero novos modelos de equipamentos e materiais de soldadura sem equivalentes na Ucrânia.


Com mais de 66 anos de experiência em fabrico, uma vasta gama de equipamentos e consumíveis de soldadura de alta qualidade, satisfazemos as necessidades dos profissionais de soldadura na Ucrânia e em mais de 50 países do mundo.

66 anos da marca PATON

1959

Criação da Fábrica Experimental, por iniciativa de Borys Yevhenovych Paton, como parte integrante do Instituto de Soldadura Elétrica, que incluía o próprio Instituto, o Gabinete de Projetos Científicos e o Departamento de Investigação.


Durante este período, a fábrica desenvolveu ativamente novas áreas tecnológicas, permitindo fabricar não apenas unidades individuais desenvolvidas pelo Instituto e pelo Gabinete de Projetos, mas também certos modelos em pequenas séries. Um exemplo é o pequeno transformador STSh-250, concebido para trabalhos de instalação e reparação.

1963

Em 1963, a fábrica produziu e começou a fornecer à fábrica de laminagem de tubos de Chelyabinsk os equipamentos especiais A-850 e A-943 para soldadura de tubos de grande diâmetro utilizados nos gasodutos Bukhara-Ural e Druzhba.

1964

Em 1964, a fábrica forneceu à Fábrica de Tratores de Volgogrado os equipamentos A-899 para soldadura de vigas de tratores.

O equipamento de soldadura produzido pela Fábrica Experimental foi exibido com sucesso durante esses anos em exposições e feiras internacionais em Bruxelas, Nova Iorque, Marselha, Leipzig e na Exposição das Realizações Económicas da URSS.

1969

Em 16 de outubro de 1969, a tripulação da nave espacial Soyuz-6, composta pelos cosmonautas V. Kubasov e G. Shonin, realizou pela primeira vez em órbita soldadura por feixe de eletrões, plasma e eletrodos consumíveis, utilizando a instalação única “Vulcan” produzida na Fábrica Experimental.

1970

Entre 1970 e 1972, foram desenvolvidas novas áreas de produção que permitiram ampliar significativamente a gama de equipamentos de soldadura.

1972


Em 1972, a fábrica iniciou a produção de equipamentos especiais para a agricultura.

1973

Em 1973, teve início a produção dos retificadores especiais VMG-5000 para estações múltiplas destinados à indústria naval, assim como de equipamentos de soldadura por escória elétrica, por contacto e microplasma, que não eram fabricados por nenhuma outra fábrica na URSS.

1975

Em 1975, a fábrica produziu o equipamento especial “Araks” para uma experiência científica soviético-francesa no espaço entre a ilha de Kerguelen (França) e a aldeia de Sogra, no norte da URSS, utilizando o foguetão “Eridan”.


Três produtos da fábrica — o retificador VMG-5000, o semi-automático A-1114M e o transformador STSh-250 — receberam a Marca de Qualidade do Estado.

1976-1978

Entre 1976 e 1978, a fábrica produziu e forneceu com sucesso à fábrica ZIL a linha de processo U-851 para soldadura de estruturas; à fábrica de tubos de Khartsyzk o sistema U-901 para alinhar e soldar juntas de tubos multicamadas de grande diâmetro; e à fábrica de tratores de Kharkiv o equipamento UD-133 para soldadura de conjuntos do trator da série T-150.

1975-1980

Entre 1975 e 1980, a fábrica exportou mais de 50 conjuntos de equipamentos de soldadura para o Japão, Suécia, Alemanha e Estados Unidos. Os gigantes da indústria automóvel — VAZ, ZIL e KAMAZ — tornaram-se consumidores regulares.

1979

Em 1979, a fábrica produziu uma instalação única chamada “Evaporador” para evaporação térmica de metais e aplicação de revestimentos de película fina a bordo do complexo espacial “Salyut-6”, em condições de ausência de peso e vácuo, numa série de amostras de materiais estruturais.


Esta experiência significativa voltou a demonstrar a superioridade do complexo científico e produtivo do Instituto de Soldadura Elétrica Paton, que reúne cientistas, engenheiros de projeto e fabricantes.

1980

Em 1980, foi produzido e fornecido à fábrica de tubos de Vyksa um conjunto completo de equipamentos especiais de soldadura para a mecanização dos processos de soldadura e controlo das operações na produção de tubos multicamadas.


Outra Marca de Qualidade Estatal foi atribuída às máquinas de soldadura por eletroescória A-550. Na Feira Internacional de Leipzig, a instalação de fundição por eletroescória USh-118 foi galardoada com uma medalha de ouro.


Um grupo de especialistas do IEZ e do Gabinete de Projetos Científicos, bem como o diretor da fábrica, G.B. Asoyants, receberam o Prémio Estatal de Ciência e Tecnologia da URSS pela introdução de instalações e fontes de alimentação especiais potentes para refusão por plasma em muitas grandes empresas industriais.


Os equipamentos de soldadura foram fornecidos com sucesso a empresas como Zhdanovtyazhmash, a fábrica de cabos de aço de Khartsyzk, a Atommash de Volgogrado, a fábrica de válvulas de Kuibyshev, entre outras. Os equipamentos de soldadura e kits de peças sobressalentes foram fornecidos à Áustria, Hungria e Canadá por encomenda de organizações comerciais estrangeiras.

1984

Em 3 de janeiro de 1984, por contribuições significativas para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no domínio da soldadura e da eletrometalurgia especial, o Complexo Científico e Técnico do Instituto de Soldadura Elétrica Yevhen Paton, incluindo o Departamento de Investigação, foi condecorado com a Ordem da Revolução de Outubro.


Em julho de 1984, os cosmonautas Svitlana Savitska e Volodymyr Dzhanybekov realizaram, pela primeira vez no mundo, atividades extraveiculares no complexo espacial Salyut-7, permanecendo no espaço aberto durante 3 horas.

Durante 35 minutos, realizaram com sucesso operações de corte, soldadura, brasagem e pulverização em placas metálicas, utilizando um dispositivo portátil de feixe de eletrões URI fabricado pela Fábrica Experimental.

1985

Em 1985, foi criado o Complexo Intersetorial Científico e Tecnológico (ISTC), que incluía o Departamento de Investigação.

1988

Em 1988, foi oficialmente estruturado o Complexo Intersetorial Científico e Tecnológico (ISTC), incluindo o Departamento de Investigação.

1990-2000

A década mais difícil da história da Fábrica Experimental. O colapso da União Soviética afetou gravemente a indústria em todas as repúblicas, incluindo a Ucrânia.

A procura por equipamentos especiais para diferentes métodos de soldadura caiu drasticamente, levando à redução significativa da produção. Foi necessário encerrar uma grande unidade filial da fábrica.

Todos os equipamentos foram transferidos para a unidade principal. Ainda assim, a fábrica continuou a desenvolver e fabricar novas soluções do IEZ e do Gabinete de Projetos Científicos, já com base em encomendas reais de consumidores dos países da CEI.


No final da década de 1990, verificou-se uma retoma da produção industrial e da construção. A procura por fontes de alimentação para diferentes métodos de soldadura cresceu rapidamente. Foi tomada a decisão de lançar a produção dos modelos de transformadores, retificadores e dispositivos semi-automáticos mais procurados.

A fábrica desenvolveu e dominou autonomamente a produção em pequena escala dos transformadores do tipo STSh para correntes de 250, 315 e 400 amperes, dos retificadores do tipo VD com as mesmas capacidades e dos dispositivos semi-automáticos modernizados para 180, 250 e 315 amperes.

2000-2010

No início do século XXI, o IEZ concluiu o desenvolvimento do dispositivo estabilizador de arco USGD, que melhorou significativamente o processo de soldadura em corrente alternada e permitiu a soldadura de ligas de alumínio finas com transformadores como fonte de energia.


O pessoal da fábrica aperfeiçoou os transformadores da série STSh, instalando neles estabilizadores de combustão de arco SRS. Os retificadores VD passaram a contar com a opção de instalação de dois blocos auxiliares para melhorar a ignição do arco e evitar a aderência do eletrodo durante a soldadura a baixas correntes — não apenas em tubos, mas também em outras estruturas metálicas.


Os equipamentos semi-automáticos foram significativamente modernizados e passaram a ser produzidos em duas variantes: com unidade de potência integrada na mesma caixa com o mecanismo de alimentação, e com retificador e alimentador fabricados separadamente.

2006

Tendo em conta a crescente presença de fontes de alimentação com tecnologia de inversor nos mercados internacionais, especialmente para soldadura por arco manual, a fábrica formou uma equipa especializada e atribuiu-lhe a tarefa de desenvolver e iniciar a produção de equipamentos baseados em inversor.

2008

Em 2008, a fábrica já produzia pequenos lotes de inversores para soldadura por arco manual com correntes de 120, 160 e 200 amperes, em três versões distintas.

2013

Em 2013, a fábrica atendia a encomendas especiais de equipamentos para soldadura por arco, revestimento e refusão por escória elétrica. Não só o desempenho das fontes de alimentação convencionais aumentou, como as fontes com inversor deixaram de ser exclusivas para soldadura por arco manual e passaram a ser produzidas em grandes quantidades.


Segundo encomendas específicas, foi retomada a produção de fontes de alimentação potentes para soldadura e refusão por escória elétrica com correntes de 3.000, 6.000 e 10.000 amperes, bem como de três tipos de tratores para soldadura por arco submerso e soldadura com fio fluxado com correntes até 1.000 amperes. Como fontes de alimentação para os tratores, a fábrica passou a desenvolver e implementar retificadores universais VSU para correntes de 630 e 1.200 amperes.


O país começou a retomar a atividade em instalações de produção de estruturas metálicas e empresas de construção, onde a soldadura por arco é amplamente utilizada. Como resultado, em 2013 a fábrica dominou a produção de retificadores universais para correntes de 630 e 1.200 amperes, adequados para montagem e reparação, e aumentou significativamente a produção de equipamentos com tecnologia inversora.

2014

Em 2014, a fábrica concluiu a produção de 4 unidades únicas para soldadura de rotores de turbina, destinadas à empresa “Turboatom”, em Kharkiv.


As unidades foram desenvolvidas pelo Gabinete de Projetos Científicos do Instituto e, juntamente com os sistemas de soldadura, foram implementadas com sucesso na “Turboatom”.

2015

Desde o início de 2015, a fábrica retomou ativamente os trabalhos de desenvolvimento de equipamentos de soldadura.


Assim, desde maio de 2015, iniciou-se a produção em série dos reóstatos de balastro RBP-304, destinados ao controlo da corrente de soldadura em sistemas de soldadura multiestação com retificadores PATON.


Desde junho de 2015, foram introduzidos os retificadores de soldadura universais VDU-6303P e VDU-1202P, concebidos para soldadura automática e semi-automática em gases de proteção e sob fluxo, bem como para soldadura por arco manual com elétrodos revestidos de todos os tipos.


O ajuste contínuo da tensão e da corrente de soldadura é realizado por meio de um sistema de controlo eletrónico.


Equipados com reóstatos de balastro, estes retificadores podem funcionar como fontes de alimentação para sistemas multiestação. No início de maio de 2015, a fábrica, em cooperação com o Gabinete de Projetos Científicos do Instituto, concluiu um contrato com a Ukrspetsexport para desenvolver e produzir um lote de equipamentos de soldadura para climas tropicais, com fiabilidade aumentada e características melhoradas.


Os retificadores de soldadura do modelo VS-650 SR, equipados com unidades BP-608, bem como os inversores VDI-200R, foram testados e enviados para utilização num estaleiro naval no Sudeste Asiático (Myanmar). Em junho de 2015, foi lançado o primeiro lote da nova linha de inversores de soldadura “PATON” – série “ECO”.


A série “ECO” combina respeito ambiental e eficiência económica. As principais vantagens desses dispositivos são o tamanho e peso reduzidos, além da capacidade de funcionamento em redes domésticas instáveis — fator essencial para uso doméstico.


Apesar do princípio de máxima economia adotado no desenvolvimento da série “ECO”, todos os dispositivos utilizam exclusivamente componentes eletrónicos e módulos mecânicos de alta qualidade.


A série “ECO” foi concebida para soldadura por arco manual com elétrodo ligado à rede elétrica doméstica (220 V) e é composta por três modelos com correntes de 160 A, 200 A e 250 A a 40% de ciclo de trabalho.


Em outubro de 2015, a fábrica passou a ocupar uma posição de liderança no TOP 5 de vendas da cadeia Epicentr K. Desde abril de 2015, são produzidos mensalmente soldadores comercializados exclusivamente na maior cadeia de hipermercados da Ucrânia — Epicentr K — sob a marca EVO.


Os produtos da fábrica competem com sucesso com fabricantes estrangeiros, substituindo até equipamentos chineses na categoria “preço-qualidade”.

As principais razões do interesse contínuo dos clientes pelos equipamentos da marca EVO são


produção nacional (fabricado na Ucrânia),

adaptação ao funcionamento com tensão reduzida (a partir de 170 V),

período de garantia de 2 anos,
preço competitivo.


No início de novembro de 2015, a fábrica forneceu equipamentos de soldadura para o reequipamento da SCB Foundry da CKD Kutná Hora Group (República Checa), uma das maiores produtoras europeias de peças fundidas de alta qualidade.


A CKD Kutná Hora possui classificação de crédito AAA (Excelentní) e integra a lista das 100 empresas mais estáveis da República Checa. A frota de equipamentos da CKD Kutná Hora foi complementada com soluções de soldadura PATON, incluindo retificadores universais VDU-1202P utilizados para aplainamento com elétrodos de carbono em peças fundidas; retificadores multiestação VDM-1202P com reóstatos de balastro RBP-302 para soldadura com elétrodos de até 5 mm de estruturas metálicas utilizadas na produção de vagões e locomotivas; retificadores VS-650SR para soldadura em atmosfera de CO₂ de componentes de vagões de carga; bem como retificadores VS-650SR com reóstatos RBP-302 para soldadura multiponto com elétrodos até 5 mm. Também foram fornecidas máquinas semi-automáticas PS-351.2 e inversores TIG ADI-200S para uma oficina de reparação automóvel.


Em dezembro de 2015, a fábrica iniciou a produção de inversores de soldadura totalmente digitais da série VDI Professional, bem como das máquinas semi-automáticas PSI-250S e PSI-250R, equipadas com um novo painel de controlo digital. O painel digital permite ao soldador selecionar com precisão o modo de soldadura e ajustar todos os parâmetros do processo – desde o valor base da corrente até às curvas de corrente-tensão, intensidade de “hot start”, amplitude da corrente pulsada, entre outros.

2016

No início de 2016, a fábrica celebrou um contrato com o Gabinete de Projetos Científicos do Instituto para o desenvolvimento e produção de equipamento especializado para soldadura por eletroescória de metais com espessura até 450 mm.


No âmbito deste projeto, os especialistas desenvolveram um lote de equipamentos especializados de soldadura.


Este projeto marca o regresso da fábrica ao desenvolvimento e produção de equipamentos especializados para soldadura por eletroescória, muito procurados por grandes empresas industriais.


Em março de 2016, a fábrica concluiu o desenvolvimento de um inversor especializado para soldadura TIG (arco de árgon), concebido para a soldadura contínua de metais de diferentes espessuras.


O modelo digital ADI-230P permite realizar soldadura contínua de estruturas metálicas complexas com diferentes espessuras e oferece programação de seis estágios de variação da corrente de soldadura, de 12 a 230 A.


Em março de 2016, a fábrica começou a fornecer dois novos modelos de equipamentos de soldadura à cadeia de retalho Epicentr K sob a marca COMPASS: os modelos COMPASS IWM-200 — inversor para soldadura por arco manual em corrente contínua, e COMPASS CWM-200 — inversor combinado de estação única para soldadura por arco manual, TIG e soldadura semi-automática em gás de proteção com corrente contínua.


No início de abril de 2016, a DZZU do Instituto de Soldadura Elétrica Yevhen Paton iniciou a produção de elétrodos das marcas mais populares com base em fórmulas clássicas: ANO-21, ANO-36, ANO-4, ANO-13/45, UONI-13/55, MR-3, elétrodos especiais com revestimento T-590, para soldadura de ferro fundido (TsCh-4), para aços altamente ligados (OZL-8 e TsL-11), bem como elétrodos da série Elite com mistura melhorada desenvolvida pelo Instituto: Elite ANO-36, Elite MD6013 e Elite ANO-21.


No final de abril, a fábrica concluiu o segundo contrato para o desenvolvimento de equipamentos especializados de soldadura por eletroescória de peças com espessura até 200 mm.


Foi desenvolvido um lote de equipamentos especializados, incluindo a máquina de soldadura autopropulsada ASH-115, usada em conjunto com retificadores VDU-1202P como fontes de corrente, atualmente aplicados com sucesso na soldadura de tanques e estruturas metálicas de edifícios.


Em abril de 2016, os inversores de soldadura VDI-160E foram fornecidos à Polónia a uma empresa distribuidora que planeia introduzir os equipamentos PATON nos mercados da Europa, incluindo a República Checa, Lituânia, Letónia, Moldávia e outros países.


Mais de cem unidades por mês são vendidas no mercado da Geórgia, onde já foi criado um centro de serviços. Estão também em curso negociações para fornecimento de produtos PATON à Arménia e ao Azerbaijão através da rede georgiana.


Em julho de 2016, a fábrica entregou o primeiro lote de inversores de soldadura à Coreia para uma empresa distribuidora que planeja introduzir os equipamentos PATON nos mercados da Coreia e de outros países da região Ásia-Pacífico.


Em setembro de 2016, a fábrica concluiu os trabalhos de desenvolvimento e iniciou a produção em série de uma nova linha de máquinas semi-automáticas mononúcleo e binúcleo baseadas em inversores do tipo PSI, concebidas para soldadura por arco manual (MMA).


Em outubro de 2016, a DZZU do Instituto de Soldadura Elétrica Yevhen Paton concluiu um projeto para a empresa estatal Ukroboronservice, dedicado à criação de um sistema automático de coordenação de morteiros.


A equipa de especialistas do Departamento concluiu o trabalho num prazo recorde — em apenas um mês — e o projeto foi apresentado na 13.ª Exposição Internacional Especializada “Armas e Segurança – 2016”, realizada de 11 a 14 de outubro de 2016 no Centro Internacional de Exposições.


A partir de 1 de outubro de 2016, foi inaugurada uma nova loja PATON em Dnipro — um dos maiores centros industriais, económicos e logísticos da Ucrânia.


A partir de novembro de 2016, a fábrica iniciou a produção em série de um novo modelo de máquina semi-automática com inversor — o PSI-150S.


As máquinas de soldadura semi-automáticas digitais com inversor PATON PSI-150S, num design de corpo único, são destinadas à soldadura por arco manual (MMA), soldadura TIG (arco de árgon) e soldadura semi-automática (MIG/MAG) em atmosfera de gás de proteção ou misturas padrão.


Uma característica distintiva deste modelo é o painel de controlo digital da unidade de alimentação de arame.

2017

Em janeiro de 2017, a DZZU do Instituto de Soldadura Elétrica Yevhen Paton concluiu o desenvolvimento de protótipos dos alimentadores de fio autónomos BP-5 e BP-15-4 para a linha de inversores de soldadura da Série Profissional da PATON.


Este desenvolvimento permite aos soldadores explorar todo o potencial técnico da referida linha de equipamentos.


Além disso, até ao final de janeiro, foi desenvolvido um protótipo de uma instalação de última geração para pulverização por microplasma de materiais em pó sobre superfícies de produtos que exigem maior resistência ao desgaste e à corrosão, bem como para renovação de superfícies desgastadas e aplicação de revestimentos funcionais especiais.


No início de 2017, a fábrica adquiriu equipamentos de alta tecnologia da TRUMPF e lançou uma nova área de produção para invólucros metálicos de equipamentos de soldadura, à qual foi adicionada uma linha de pintura eletrostática em pó em março.


A introdução da produção interna de invólucros permitirá não só reduzir significativamente o custo de toda a linha de equipamentos de soldadura da marca PATON, como também iniciar a produção de componentes metálicos para outros setores da economia ucraniana, como: indústria de instrumentos, engenharia leve, produção de peças ferroviárias, construção civil (telhas), mobiliário metálico (portas blindadas e estruturas), equipamentos de laboratório (estantes, armários, mesas), e habitação e serviços públicos (painéis elétricos e equipamentos técnicos).


O Departamento Experimental do Instituto de Soldadura Elétrica Yevhen Paton continua a tradição da Escola Paton, promovendo uma ligação mais estreita entre ciência aplicada e indústria.


O lema da fábrica — fiabilidade, qualidade, tradição — continua a facilitar a construção de relações sólidas com os consumidores de equipamentos de soldadura.


Anos de experiência na produção de instalações especializadas e fontes de alimentação para diversos métodos de soldadura permitem à equipa da fábrica olhar com otimismo para o futuro, pois nenhuma produção industrial é possível sem soldadura.


O equipamento PATON continuará a ser procurado pelos consumidores — não apenas na Ucrânia, mas também internacionalmente.

2018

Em 2018, a linha de produtos foi renovada: versões atualizadas dos soldadores com inversor da série ECO, da série Standard PSI e do modelo PSI-315 PRO-380V foram lançadas em produção em série.


Em abril de 2018, a fábrica concluiu com sucesso o processo de certificação dos elétrodos de soldadura PATON™ para comercialização nos mercados europeus. O certificado CE obtido permite à fábrica exportar livremente esses produtos para os 25 países da Área Económica Europeia, bem como para países que reconhecem a certificação europeia.

Produção em série de uma nova peça de equipamento – a unidade de resfriamento autônoma PATON ™ BAO-7, cujo principal objetivo é fornecer resfriamento de alta qualidade e circular o refrigerante em um sistema fechado ao trabalhar com equipamentos de soldagem.

Como parte da estratégia de exportação, os produtos PATON foram apresentados em feiras internacionais, incluindo a “Industrial Spring” na Feira Comercial de Kielce (Polónia) e no XVII Fórum Industrial Internacional em Kyiv.


No domínio do fabrico de equipamento de soldadura clássico, a Fábrica Experimental executou com sucesso um projeto de fornecimento de fontes de soldadura de 5.000 amperes (VMG-5000) a várias das principais empresas ucranianas dos setores mineiro e metalúrgico.

2019

As séries VDI MINI, ECO e PRO foram atualizadas, o que resultou num aumento significativo do desempenho dos dispositivos quando alimentados por redes elétricas instáveis. A série profissional recebeu ainda um visor LCD com interface multilíngue, o que facilitou a configuração e operação dos equipamentos.


Foi desenvolvido e produzido o primeiro lote (por encomenda prévia) de unidades de controlo remoto para a série VDI PRO com capacidade de até 300 amperes, o que aumentou substancialmente a comodidade de utilização, a eficiência dos equipamentos e a mobilidade dos soldadores.

O conjunto padrão de fornecimento das máquinas semi-automáticas PATON foi significativamente melhorado e ampliado: além da tocha MIG/MAG e do cabo com grampo de massa, foi incluído também um cabo de soldadura com porta-eletrodo. A série profissional dessas máquinas passou a ser equipada com acessórios da Abicor Binzel.


Foi lançada a produção em série do novo e potente retificador inversor PATON VDI-500, com corrente nominal de soldadura até 500 amperes — o primeiro modelo de uma linha planeada de inversores industriais de alta potência para 500, 630 e 1200 amperes.


A produção dos elétrodos PATON™ foi certificada segundo a norma internacional ISO 9001:2015, o que confirma o compromisso da fábrica com os princípios modernos de gestão da qualidade — foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem por processos e melhoria contínua.

Os produtos PATON™ foram apresentados em feiras internacionais, incluindo o XVIII Fórum Industrial Internacional (Kyiv, Ucrânia) e a MacTech 2019 (Cairo, Egito).


No âmbito do XVIII Fórum Industrial Internacional, a Fábrica foi parceira oficial do XIII Concurso de Soldadura, fornecendo equipamentos — nomeadamente o mais recente modelo PATON™ ADI-200 PRO AC/DC para soldadura por arco de árgon — e oferecendo suporte técnico na categoria do método 141 (GTAW).

2020

O ano de 2020 marcou um período de renovação e inovação para a Paton International. O centro de I&D e a unidade de produção da Paton passaram a desenvolver, testar e lançar novos modelos de equipamentos, ao mesmo tempo que ampliaram a gama de soluções para aplicações industriais.


Entre os novos modelos disponíveis destacam-se: o inversor PRO-630; as máquinas semi-automáticas StandardMIG-270 e StandardMIG-350; o inversor TIG ProTIG-315 AC/DC; as máquinas de corte por plasma a ar StandardCUT-100 e ProCUT-40; versões de máquinas semi-automáticas com capacidade de refrigeração líquida; bem como soluções completas e integradas de soldadura.

2021

Em 2021, o design dos aparelhos e o logótipo da Paton foram completamente renovados, acompanhando a expansão dos mercados e a orientação para exportação.


Novos mercados foram conquistados, incluindo Austrália, Espanha, Emirados Árabes Unidos, entre outros. Ainda em 2021, o centro de investigação e desenvolvimento da Paton iniciou trabalhos em robótica para equipamentos de soldadura, sistemas controlados por sinergia e, de modo geral, melhorias na funcionalidade dos equipamentos.


Em novembro de 2021, foi apresentado o primeiro robô colaborativo ucraniano, desenvolvido em parceria com a Qweedo Robotics, que aumenta significativamente a produtividade, qualidade e precisão das soldaduras.

2022

A empresa concluiu o desenvolvimento e o lançamento de novos modelos de equipamentos de soldadura: inversores TIG PATON StandardTIG-250, StandardTIG-270-400V, StandardTIG-350-400V; máquina semi-automática compacta PATON EuroMIG; máquina multiprocessos PATON MultiPRO-350-15-4-400V; inversor potente PATON Standard-350-400V; e máquina de micro-soldadura PATON MicroWelding-80.


Os modelos profissionais de inversores TIG PATON ProTIG-200 AC/DC e ProTIG-315-400V AC/DC foram atualizados com novas funções e modos: SPOT, TIG-Lift, Controle Remoto, Pulso Duplo, TIG-Mix, MMA AC, além disso, o cortador de plasma PATON ProCUT-40 recebeu modernizações. Foi apresentada a primeira versão da unidade de controle automático VAS-0001, que permite às máquinas semi-automáticas PATON operarem totalmente em modo automático integradas a robôs de soldadura de diversos fabricantes.


Os distribuidores oficiais da marca PATON apresentaram os produtos em importantes feiras locais: Metal Show & TIB 2022 na Romênia, BATA AGRO 2022 na Bulgária e JBF – Equipamentos e Acessórios para a Indústria em Portugal.

2023

A PATON apresentou novos modelos de acessórios de soldadura de sua própria concepção e produção — um carrinho compacto para equipamentos de soldadura, uma caixa protetora para arame de solda e as unidades de refrigeração autónomas Cooler-7-400V e Cooler-7S-400V.


Como parte da estratégia de desenvolvimento das exportações, a PATON apresentou seus produtos na maior feira mundial de tecnologias de soldadura e corte de metais — Schweissen & Schneiden 2023, em Essen (Alemanha), e na Hi Tech & Industry Scandinavia 2023, na Dinamarca.

Foram iniciadas as exportações para a República de Singapura, Espanha e Alemanha.


Na maior exposição de equipamentos industriais da Ucrânia — o XXI Fórum Industrial Internacional (Kyiv) — foi apresentada uma nova geração de equipamentos de soldadura com inversor da série D da PATON: modelos PATON PRO-200 D, PRO-250 D, StandardTIG-200 D e ProMIG-500 D-15-4-400V, equipados com telas LCD ampliadas e joysticks para um ajuste mais prático do modo de soldadura.


A PATON confirmou e prorrogou a validade do Certificado do Registro Marítimo da Ucrânia para a aprovação dos consumíveis de soldadura PATON: ANO-21 ELITE (E6013), ANO-4 (E6013), MP-3 (E6013), UONI 13/55 (E7015) e UONI ELITE (E7018).


Este certificado confirma que os elétrodos PATON acima mencionados cumprem os requisitos das Regras de Classificação e Construção de Navios e podem ser usados na soldadura para construção e reparação naval.

2024

Em 2024, a PATON comemorou 65 anos no mercado de equipamentos de soldadura e iniciou o ano participando da feira internacional SteelFab 2024 (Emirados Árabes Unidos), ao lado de seu parceiro exclusivo para os mercados dos Emirados Árabes Unidos e do Sudão, a Triangle For Engineering & Trading Company. A PATON foi o único representante da Ucrânia, apresentando uma ampla gama de equipamentos e consumíveis fabricados no país.


Em maio, a empresa participou tradicionalmente do Fórum Industrial Internacional, onde apresentou a atualizada série D de inversores de soldadura, com interface aprimorada, codificador e um grande visor LED.


O primeiro modelo dessa linha foi o PATON PRO-350D-400V. Na exposição também foram apresentados os modelos atualizados de cortadores a plasma — StandardCUT-40 e StandardCUT-70-400V — assim como a PATON MicroWelding-80, máquina avançada para trabalhos de joalheria e alta precisão.

Além disso, a PATON desenvolveu e lançou o novo alimentador digital de arame PATON Feeder-5-2, conhecido por sua mobilidade e facilidade de uso; os conjuntos PATON StandardMIG-270/350-400V WK para estações móveis de soldadura MIG/MAG; o carrinho PATON 360 para os sistemas ProMIG-500/630-400V W e MAXwire; e o novo PATON PowerMIG-400-15-4-400V, que oferece ciclo de trabalho de 100% a 400A para aplicações industriais pesadas.


Ao longo do ano, a PATON expandiu significativamente sua geografia de exportação, introduzindo seus produtos em Singapura, Brasil, Arábia Saudita, Costa do Marfim, Espanha, Marrocos, Bangladesh, Sudão, Quênia, Zimbábue e África do Sul.


A empresa recebeu o prêmio “Melhor Exportador do Ano” da Câmara de Comércio e Indústria de Kyiv e representou com orgulho o potencial industrial da Ucrânia nas feiras MSV em Brno e Warsaw Industry Week, dentro da exposição “Made in Kyiv”.

A PATON encerrou o ano com um marco importante — o lançamento da 5ª geração das suas máquinas de soldadura, com uma nova arquitetura de hardware até 5 vezes mais rápida que a geração anterior.


Os modelos atualizados contam com codificador para ajustes precisos dos parâmetros e um grande display LCD que oferece informações gráficas para um controle mais intuitivo. Além disso, a PATON aprimorou suas funções mais populares e introduziu novas, incluindo Indutância, Smart Stop, SPOT, PULSE, entre outras.

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Click outside to hide the comparison bar
Compare
O que você está procurando em Partdo?