Tipos de eletrodos revestidos com MMA – Soldagem de eletrodos

Tipos de eletrodos revestidos com MMA – Soldagem de eletrodos

No processo de soldagem é muito importante fonte de energia, mas não menos importante são usados eletrodos e arame de soldagem. Eléctrodos e arames de boa qualidade permitem-nos obter uma soldadura de boa qualidade, afectando a eficiência e a segurança do nosso trabalho.       

Soldadura por eléctrodo            

A soldadura com eléctrodos revestidos (MMA) é um método universal que nos permite soldar peças finas e espessas em várias condições. Podemos soldar muitos metais e ligas diferentes em qualquer posição. O eléctrodo envolvido é constituído por um núcleo metálico revestido com um invólucro especial, cuja espessura pode variar. Vamos distinguir entre eléctrodos revestidos finos, médios e espessos onde a espessura do revestimento é de 20%, 20-40% e mais de 40% do diâmetro do núcleo, respectivamente.         

Rutile lagging eletrodos (R) – os eletrodos mais populares para uso geral. São fáceis de usar, relativamente eficientes e permitem a soldadura em quase todas as posições excepto na vertical, de cima para baixo.    

Eléctrodos com retardamento alcalino (B) – permitem obter excelentes propriedades mecânicas das soldaduras graças à elevada plasticidade da fusão, mesmo a baixas temperaturas. Eles podem ser soldados em todas as posições, exceto na vertical, de cima para baixo.      

Eléctrodos revestidos a celulose (C) – permitem a soldadura em condições difíceis de instalação no campo. Eles podem ser soldados em todas as posições, especialmente verticalmente de cima para baixo.        

Eletrodos com defasagem ácida (A) – permitem obter soldas com faces lisas, planas e com propriedades mecânicas médias. Podem ser soldadas nas posições inferior, lateral e condicional em posições forçadas.

eléctrodos especiais – para além dos tipos de defasagens acima mencionados, também estão disponíveis defasagens especiais: RA – Rutile acid acidez lagging, RB – Rutile alcalina lagging, RC – Rutile cellulose lagging, RR – Rutile thick lagging.               

A Paton oferece eléctrodos para soldadura manual por arco: “ELITE” universal de nova geração, para soldadura de aços carbono e não ligados ANO 4, ANO 21, ANO 36, UONI 13/55, para soldadura de aços de alta liga CL 11, OZL – 8.

Paton “ELITE” eletrodos foram desenvolvidos em conjunto pelos principais especialistas da Paton e Paton Ucrânia IES DZU IES e Paton IES. Eles atendem aos melhores padrões mundiais e são adequados para soldagem em todas as posições, tanto por iniciantes como por profissionais.  Em condições normais de armazenamento, não necessitam de aquecimento antes da soldadura. Os eléctrodos “ELITE” são concebidos para a soldadura manual por arco de estruturas de aço ordinárias e exigentes com um baixo teor de carbono não superior a 0,25%. Eles têm toxicidade reduzida de eletrodo de spray de soldagem, de modo que eles permitem a soldagem em espaços fechados sem usar equipamentos especiais de ventilação.               

colocar os eléctrodos para soldar o Paton “ELITE”.        

Eléctrodos ANO 4, concebidos para a soldadura de cordões, cordões e cordões de solda para metais de 3 a 20 mm. Adequado para a soldadura de estruturas de aço de baixo carbono ordinárias e importantes. Utilizado para soldar juntas não rotativas de tubos de água. Os eléctrodos de Ø3 e Ø4 mm são adequados para soldadura em todas as posições espaciais excepto de cima para baixo; os eléctrodos de Ø5 e Ø6 mm são adequados para soldadura de fundo em planos horizontais, verticais e verticais para cima.         

Os eléctrodos ANO 21 são utilizados para soldar filetes, soldaduras de topo e de sobreposição e furos metálicos de 3 a 20 mm. Eles são adequados para a soldagem de estruturas de aço comum e importante de baixo carbono com um baixo teor de carbono não superior a 0,25%. Eles são usados para soldar juntas de tubos de água e gás de baixa pressão não-rotativas. Eletrodos Ø3 e Ø4 mm, adequados para soldagem em todas as posições espaciais. Os eléctrodos Ø5 e Ø6 mm são adequados para soldadura na parte inferior, horizontal, vertical e vertical para cima.   

Os eléctrodos ANO 36 permitem a soldadura em corrente muito baixa – ideal para uso doméstico. Eles são usados para soldar estruturas de aço comum de baixo carbono. Utilizado para soldar juntas de tubos de água e gás não rotativas e de baixa pressão. São adequados para soldadura angular, juntas de topo e juntas de furos metálicos de 2 a 15 mm. Os eléctrodos são adequados para soldadura em todas as posições espaciais.

Eléctrodos UONI 13/55, utilizados para unir metais nos quais são necessárias maiores propriedades de plasticidade e resistência da soldadura em condições meteorológicas difíceis. Eles são particularmente adequados para a soldagem de estruturas responsáveis que operam sob cargas dinâmicas em temperaturas negativas de até -40C. São adequados para soldar metais com uma espessura de 3 a 30 mm. Os eléctrodos são concebidos para soldar aços carbono e não ligados, por exemplo, na indústria da construção naval. Eles podem ser usados para remover defeitos de fundição. Os eléctrodos são adequados para soldadura em todas as posições espaciais excepto de cima para baixo.             

Os eletrodos CL 11 são projetados para soldar produtos de aço cromo-níquel resistentes à corrosão que operam em ambientes agressivos a temperaturas de até 400°C, quando soldas de metal são necessárias para atender a rigorosos requisitos de controle de corrosão intergranular. Os eléctrodos são adequados para soldadura em todas as posições espaciais excepto de cima para baixo.  

OZL – 8 eletrodos, utilizados na soldagem de produtos de aço cromo-níquel resistentes à corrosão e operando em condições difíceis, quando a solda de metal é necessária para atender a rigorosos requisitos de combate à corrosão intergranular. Os eléctrodos são adequados para soldadura em todas as posições espaciais excepto de cima para baixo.               

Existem muitas empresas no mercado que produzem arame de soldadura MIG / MAG. A escolha do fio de soldadura para máquinas de soldadura MIG/MAG dependerá da espessura do material e da posição de soldadura, os mais populares são os fios com um diâmetro de 0,6 mm; 0,8 mm; 1,0 mm; 1,2 mm; 1,6 mm; 2,0 mm. Se soldarmos elementos mais espessos, o diâmetro do fio deve ser maior, os diâmetros menores nos darão maior densidade e profundidade de fusão.