CHOOSE YOUR LANGUAGE
+48 22 290 86 96
follow us

Máquina de soldar para garagem e serviço de automóveis

1 fev. 2018
0
soldador para serviço e-garagem de carro

Os soldadores de serviço automotivo devem ser leves, compactos e compactos – muitas vezes trabalham em locais inacessíveis. Devem ser resistentes às condições ambientais adversas (vernizes, massas lubrificantes, poeiras, limalhas metálicas). Os próprios aparelhos devem ter uma caixa compacta e resistente a choques e impactos. Devem conter cabos de alimentação longos e cabos de corrente com isolamento de alta qualidade, o que facilitará o trabalho se o dispositivo tiver de ser movimentado frequentemente. O dispositivo também deve ser fácil de operar, garantindo uma mudança rápida e fácil dos parâmetros de soldadura.

É importante notar o tipo e a espessura do material soldado – nesta base, você pode selecionar o dispositivo ideal para a sua aplicação.

Também é importante ter uma instalação elétrica. A proteção 16A muitas vezes impede o uso de máquinas de solda por transformador com menor eficiência energética. Para comparação, máquinas de solda de transformadores até 160 A requerem máquinas de solda com proteção de 20-25 A e inversor de 16 A.

Um parâmetro muito importante é o ciclo de trabalho da máquina de soldar. Ele diz quanto tempo podemos soldar a máquina em um ciclo de soldagem de 10 minutos.60% do ciclo de soldagem na potência máxima significa que podemos soldar a máquina na potência máxima por 6 minutos, então devemos parar de trabalhar por 4 minutos para evitar o superaquecimento da máquina.

Vale ressaltar quais elementos o soldador está equipado com, se ele contém os fios e alças necessários para permitir o uso imediato do dispositivo.

O Departamento de Equipamentos de Soldagem do Instituto E. O. Paton de Soldagem Elétrica para atender às necessidades das oficinas de automóveis pequenos e grandes oferece dispositivos que idealmente atendem aos critérios acima. Os dispositivos deste tipo incluem:

Série ADI – TIG DC e TIG AC/DC

Série PSI – MIG/MAG DC

Características essenciais dos soldadores Paton

Uma característica importante dos dispositivos PATON é o seu baixo peso (ADI-5,7 kg; PSI-10,8 kg), que permite a livre circulação. Tanto os dispositivos ADI-200 S DC TIG/MMA como os dispositivos PSI estão equipados com um suporte para cabos de 3 ou 4 metros do fabricante alemão Abicor Binzel. O conjunto inclui cabos de massa de 3 ou 4 metros de alta qualidade com uma capacidade de carga de corrente superior a 300A. Nas oficinas automóveis, o aparelho mais utilizado é uma máquina de soldar semi-automática, menos frequentemente uma máquina de soldar TIG e MMA. Os elementos mais frequentemente soldados são chapas metálicas finas de aço macio, aço de baixo carbono, aço de alta pressão até 4 mm de espessura (pavimentos, chapas metálicas, soleiras, esqueleto e estrutura de suporte). O dispositivo ideal para o tipo de componentes soldados é a série PSI de máquinas de piscar.

Se quisermos soldar chapas finas de alumínio, galvanizado, aço inoxidável (coletor de sucção, tampa do carro – chapa de alumínio e galvanizado), devemos usar uma máquina de solda TIG.

No caso de soldadura de elementos de alumínio, temos de utilizar uma máquina de soldar equipada com função AC. As chapas galvanizadas e o aço inoxidável podem ser soldados com uma máquina de soldadura TIG equipada com uma função DC.

Por isso, TIG AC/DC ADI 200 é o dispositivo ideal para combinar as funções AC e DC. Graças aos dispositivos TIG e MIG/MAG da PATON, podemos obter soldas de alta qualidade tanto na soldadura de chapas de baixo carbono como em aço inoxidável e alumínio. Uma função importante nos equipamentos TIG é a ignição sem contacto, graças à função HF integrada. O evento sem contacto é a ignição inicial do arco sem tocar na peça de trabalho através de um gerador de alta tensão incorporado. O salto de faísca entre o eléctrodo de tungsténio e a peça inicia o processo de soldadura. A falta de função HF afeta a qualidade da solda e danos frequentes ao eletrodo de tungstênio. Uma função muito importante ao soldar peças metálicas finas é o pulso incorporado. A soldadura por impulso TIG é utilizada na soldadura de peças com uma espessura inferior a 1,5 mm, onde evita a queima de material fino. A soldadura TIG com pulso também é utilizada para a soldadura de aço inoxidável. O pulso influencia a redução da zona afetada pelo calor e, portanto, a falta de descoloração do material.

Máquinas de soldar profissionais utilizadas em condições de trabalho intensivo

A máquina de soldar TIG ADI-200S para além da pulsação mencionada tem muitas funções úteis, cujos valores podem ser convenientemente alterados no visor LCD. Uma das funções mais importantes do dispositivo é: fluxo de gás inicial, corrente de partida, tempo de subida da corrente, tempo de queda da corrente, corrente de enchimento da cratera, fluxo de gás final, regulação da corrente de soldadura, frequência de pulsação da corrente e factor de enchimento. A possibilidade de ajuste preciso de cada um dos parâmetros acima permite obter uma soldadura de qualidade muito elevada.

 Utilizando o método MIG/MAG soldamos aços não ligados e de baixa liga principalmente em blindagem de gás CO2 e CO2, Ar+CO2. Os aços de alta liga são soldados em argônio blindado com 1÷3 % de O2 ou 2÷5 % de CO2. Argônio, hélio ou suas misturas são utilizados para soldar todos os metais, na prática, a Al, Mg, Ti, Zr e outros metais e suas ligas. A soldadura por impulsos MIG/MAG foi concebida para facilitar o controlo do processo de soldadura em posições espaciais diferentes da base, bem como a soldadura de metais não ferrosos e o controlo da espessura da massa fundida, o que é particularmente importante na soldadura de materiais finos.

 Os dispositivos MIG/MAG da PATON são dispositivos universais que contêm um migrador, uma máquina de soldar TIG e MMA. As funções TIG e MMA adicionais incorporadas ampliam a gama de aplicações. O suporte MIG/MAG e a possibilidade de soldar com fio de pó (possibilidade de alterar a polaridade do migrador) são as características do dispositivo que devem ser observadas.

As máquinas de soldar por inversor MIG/MAG, TIG e MMA acima mencionadas foram concebidas para utilização em condições de trabalho intensivo em oficinas e serviços de automóveis. A possibilidade de regulação precisa de cada parâmetro do dispositivo inversor, a estabilidade do arco, pequenas dimensões dando a possibilidade de usar tais dispositivos em qualquer lugar, alta confiabilidade, são as características que fazem com que este tipo de dispositivos são procurados por profissionais da indústria automóvel. A regulação precisa dos parâmetros de soldadura e a elevada estabilidade do arco têm influência na obtenção de uma soldadura fiável e de elevada qualidade, o que é de particular importância na indústria automóvel.

Call Now Button